Atravessando as ruas da cidade

Cayo Martin
To: cidade_para_todos@yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, June 05, 2011 10:23 AM
Subject: Re: [cidade_para_todos] Atravessando as ruas da cidade




E lendo sobre semáforos, penso que já algumas vezes quase fui atropelado pela falta de educação, de saber respeitar as normas de trânsito; pois bem, vejam, quando vou atravessar faço-o aonde os carros param no sinal vermelho, ao sentir que eles pararam eu passo, mas têm circunstâncias, como ocorre perto aonde eu moro e que é perto do IPC, Instituto de Cegos do Paraná, que quando abre o sinal, aqueles veículos, que vão dobrar à direita, são obrigados a fazê-lo com cuidado porque tem preferência os pedestes que vão atravessar a rua. Estes dias quase que fui atropelado e um guri de .... (não vou pôr a palavra que está na minha mente) gritou para mim: "o cego filho da..., tome cuidado ao atravessar, não está vendo?" É esse tipo de cruaçamento que me refiro, em que o condutor tem que dar a preferência ao pedestre... Mas isto, como disse, passa por falta de educação, de conhecimento das normas de trânsito, por facilitarem as carteiras de motorista e por não pôr algo que avisse aos motoristas esquecidos das normas de trânsito... Passa algo parecido em lugares em que tem o "passo de zebra", que o motorista tem que respeitar e dar a preferência ao pedestre e muitas vezes, em Camboriu já tive problemas, porque eles não respeitam...
Disculpem meus erros de português e um bom final de semana
Cayo
----- Original Message -----
From: Naziberto
To: cidade_para_todos@yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, June 05, 2011 6:47 AM
Subject: [cidade_para_todos] Atravessando as ruas da cidade






Lendo a reportagem abaixo da folha cotidiano de hoje lembrei daquilo que iremos discutir aqui no grupo também, os semáforos sonoros. Imaginem as pessoas cegas nesses cruzamentos onde não existem nem mesmo os semáforos comuns?


FOCO


Pedestres terão "mãozinha" para atravessar ruas do centro


DE SÃO PAULO


Motoristas ignoram a prioridade ao pedestre na faixa de travessia. E mesmo quem está a pé desconhece seu direito de atravessar ou não sabe como agir para passar na frente dos carros na rua.
"Mãozinhas" serão empunhadas por monitores da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) a partir de amanhã na região central para tentar atenuar esse conflito.
Numa nova estratégia da campanha lançada em maio para ressaltar a prioridade aos pedestres, metade dos 80 agentes educativos do órgão terá agora um novo instrumento de trabalho. Trata-se de um tipo de placa amarela no formato de mão espalmada, com cerca de 60 cm.
Com a inscrição "Pare. Respeite a faixa", ela será carregada pelos monitores em pontos de travessia. Principalmente naqueles onde não há semáforo -mas onde a faixa no asfalto já deveria ser suficiente para assegurar a prioridade do pedestre.
Um dos propósitos é chamar a atenção do motorista para parar. Outro é estimular quem está a pé a aderir ao "gesto do pedestre". A recomendação é que os pedestres estendam um braço à frente do corpo (semelhante ao sinal para parada do ônibus).
Amanhã, os agentes atuarão inicialmente em cinco pontos: Riachuelo/Quintino Bocaiuva, Senador Feijó/ Quintino Bocaiuva, Senador Feijó/Cristóvão Colombo, rua Boa Vista e Xavier de Toledo/viaduto do Chá.
Ainda neste mês, a campanha deverá ser ampliada.
A iniciativa de reforçar a preferência do pedestre (hábito comum nos países desenvolvidos) é aprovada por técnicos, que questionam, porém, algumas ações.
Por exemplo, a quantidade limitada de agentes de trânsito, principalmente em cruzamentos sem semáforos -que a CET promete priorizar a partir de amanhã.
Pelo código de trânsito, motoristas também deveriam ser multados (em R$ 191,54) por não darem prioridade ao pedestre. A gestão Kassab diz que as multas podem ser intensificadas numa próxima fase. (ALENCAR IZIDORO)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

vagas das cotas,