II SEMINÁRIO CATARINENSE DE TECNOLOGIA, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
![]() ![]() | ![]() ![]() | |||
Estão abertas as inscrições para o II seminário catarinense de tecnologia, inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Garanta já sua vaga e participe, dias 29 e 30 de setembro.
Em anexo ficha de inscrição e maiores informações.
II SEMINÁRIO CATARINENSE DE TECNOLOGIA, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Associação Sul Catarinense de Cegos (ASCC)
Fundada em 19 de maio de 1997, a Associação Sul Catarinense de Cegos (ASCC), entidade civil sem fins lucrativos, atende pessoas cegas e com baixa visão, e proporciona um espaço com participação de familiares e amigos.
Com o intuito de melhorar a realidade de pessoas com deficiência visual, a ASCC desenvolve programas de incentivo por meio de estímulos, auxílios e troca de experiências do cotidiano, para um exercício pleno de cidadania e uma maior independência. Espera-se, desta forma, mostrar às pessoas com deficiência visual sua potencialidade e romper mitos sobre as limitações já impostas.
Instituto Federal de Santa Catarina / Campus Criciúma
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), Campus Criciúma funciona desde 2010, fazendo parte da expansão da rede de ensino profissionalizante do Governo Federal.
O IF-SC Campus Criciúma conta com uma área construída de aproximadamente 6.200,00 m2, constando de quatro Blocos nos quais estão distribuídos 12 salas de aula, 17 laboratórios para uso específico dos cursos, 04 laboratórios de informática, biblioteca, centro de convivência, auditório para 132 pessoas e os setores pedagógico e administrativo.
Atualmente, o campus Criciúma tem 350 alunos matriculados (capacidade para 1200) nos cursos técnicos, de formação inicial e continuada (FIC) e projetos de extensão, nas áreas de Construção Civil, Mecatrônica e Eletroeletrônica.
II Seminário Catarinense de Tecnologia, Inclusão e Acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
A ASCC e O IF-SC propõem a realização do II Café Inclusivo e do II Seminário Catarinense de Tecnologia, Inclusão e Acessibilidade Para Pessoas com Deficiência Visual, entre os dias 28 e 30 de setembro de 2012, nas dependências do IF-SC, Campus Criciúma.
Objetivo
Ampliar o conhecimento acerca de tecnologias assistivas, ações de inclusão e acessibilidade, bem como promover a integração, saúde, bem-estar, reabilitação e oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência visual.
Objetivos Específicos
- Realizar palestra informativa sobre cotidiano das pessoas com deficiência visual para comunidade acadêmica do IF-SC.
- Realizar palestra acerca de legislação, ações e direitos conquistados pelas pessoas com deficiência visual.
- Apresentar a evolução e novos produtos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual.
- Realizar palestra na área da reabilitação e readaptação das pessoas com deficiência visual, dos ambientes no mercado de trabalho e sua influência na saúde dos trabalhadores.
- Promover discussão em Grupos de Trabalho sobre os temas do evento.
- Elaborar documento para ser encaminhado a entidades que representam as pessoas com deficiência visual.
O evento será realizado nas dependências do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Endereço: Rodovia SC 443, km 01 – Bairro Vila Rica, Criciúma, Santa Catarina. Com capacidade para receber confortavelmente 120 participantes acomodados em poltronas, o local conta ainda com sanitários masculinos e femininos, água potável, salas de apoio e estrutura compatível para receber pessoas com deficiência visual.
Inscrições, hospedagem, translado alimentação;
- A inscrição terá um valor de R$ 20,00 (vinte reais) (apenas para participantes do evento) e deverá ser paga diretamente a Associação Sul Catarinense de Cegos – ASCC. A confirmação da inscrição será realizada somente após o envio do comprovante de depósito para a comissão organizadora pelo e-mail ascc.eventos@gmail.com, até o dia 05 (cinco) de setembro de 2012;
- Serão oferecidos a todos os participantes inscritos, uma pasta do evento, alimentação (1 almoço e 1 jantar) e translado (hotel - local do evento - hotel);
-Também serão custeadas as hospedagem (90 pessoas), com preferência para pessoas com deficiência visual, representantes de entidades, de fora da região sul de SC, no CRISUL HOTEL. Endereço: Avenida Centenário, 3001, Centro, na Cidade de Criciúma/SC, além dos custeios já mencionados no item anterior.
PROGRAMAÇÃO
29/09 – sábado
13:00 às 13:30 – Credenciamento dos participantes;
13:30 às 14:30 – Abertura solene;
14:30 às 15:20 – Palestra com Patrícia Bonfante, advogada; Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com deficiência - CONEDE / SC; presidente licinciada do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma - Codec.
Tema - Legislação brasileira para pessoas com deficiência.
15:20 às 16:10 – Palestra com Beto Pereira, palestrante da Laratec/ LARAMARA – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.
Tema - Acessibilidade e convivência social das pessoas com deficiência visual no Brasil e exterior.
16:10 às 16:40 – Coffee break.
16:40 às 17:30 – Palestra com Marcio Castro de Aguiar, servidor do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ).
Tema - Reabilitação e readaptação das pessoas com deficiência visual e dos ambientes no mercado de trabalho e o que isso vem influenciando na saúde desses trabalhadores.
17:30 às 18:20 – Palestra com Karolline Fernandes Sales, palestrante da AVAPE – Associação para Valorização e Promoção das Pessoas com Deficiência.
Tema - Comportamento, vaidade e autonomia da mulher com deficiência visual no Brasil.
18:20 às 19:10 – Palestra com Alseu Kuhn, palestrante da ADEVOSC – Associação de Deficientes visuais do Oeste de Santa Catarina.
Tema - Avanços de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual.
30/09 – domingo
09:00 às 09:50 – Palestra com Volmir Raimondi, conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS; Presidente da União Latino americana de Cegos - ULAC.
Tema - A importância da participação das pessoas com deficiência visual em conselhos nacionais, e grandes contribuições do movimento das pessoas cegas para a assistência social.
09:50 às 10:40 – Palestra com Moises Bauer Luiz, presidente do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CONADE; Presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB.
Tema – Liderança das pessoas com deficiência fortalecendo o movimento social no Brasil e Exterior.
10:40 às 11:10 – Coffee Break.
11:10 às 12:40 – Grupo de trabalho.
12:40 às 13:30 – Apresentação dos documentos criados pelos grupos de trabalho.
13:30 às 14:00 – Encerramento.
14:00 – almoço.
Criciúma, 20 de agosto de 2012
Comissão Organizadora
Comentários
Postar um comentário