CL Alberto Nogueira - QUATRO NOTICIAS INTERESSANTES
De: Alberto
Nogueira [mailto:nogbronca@gmail.com]
Enviada em: sábado, 16 de fevereiro de 2013 14:54
Para: Ricardo Mesquita
Assunto: QUATRO NOTICIAS INTERESSANTES
Enviada em: sábado, 16 de fevereiro de 2013 14:54
Para: Ricardo Mesquita
Assunto: QUATRO NOTICIAS INTERESSANTES
1)
Assunto: Mundo Cegal oferece Curso de Web Rádios para
pessoas com deficiência visual.
Se você gosta de
comunicação mas ainda não tem o domínio das ferramentas para gerenciar um
programa de rádio, essa é a sua oportunidade! Nesse curso à distância,
ministrado por Fernando Zamboni, Diniz e Luidi, você vai ter contato com os
principais softwares para gerenciar uma web rádio, com programas ao vivo e
gravados.
Conforme será
demonstrado, uma pessoa pode criar, desenvolver e manter uma web rádio,
transmitindo para a Internet a partir de qualquer lugar, apenas com o uso de um
computador, microfone e conexão com a rede.
Nosso curso não
pretende exaurir a abrangência desse universo, mas oferecer conceitos e
demonstrar a utilização das principais ferramentas de criação e manutenção de
uma web rádio. O principal objetivo é apresentar um contexto onde a pessoa com
deficiência visual possa trabalhar com total autonomia e independência em todas
as fases do processo.
O envolvimento das
pessoas cegas no universo do rádio se deu muito antes da chegada da Internet.
Podemos destacar o locutor Marco Aurélio, da Rádio Globo, que exerce sua
profissão desde a década de 80. Com as facilidades advindas da tecnologia,
porém, muitos tiveram acesso a esse universo, tornando possível, hoje, que
qualquer pessoa, com ou sem deficiência, mantenha uma web rádio a partir de sua
própria casa.
O curso terá uma
duração de aproximadamente 03 meses e se iniciará na última quarta feira de
março/2013 ou quando atingido o número de 10 inscrições. Entendemos que turmas
pequenas tem um rendimento maior, bem como um melhor aproveitamento do conteúdo
ministrado.
O único requisito
para participar é ter um conhecimento básico de informática, com a utilização
do JAWS ou NVDA.
Veja o roteiro:
Aula 01.
Apresentação do curso, sua estrutura e exposição do roteiro;
Aula 02.
Explicações, instalação e configuração do Virtual Cable;
Aula 03. Conceito
de streaming e instalação do Simple Cast;
Aula 04.
Configuração e utilização do Simplecast;
Aula 05. Instalando
o Sound Forge;
Aula 06. Gravação e
edição de áudio com o Sound Forge;
Aula 07. Gravação e
edição de áudio com o Sound Forge;
Aula 08. Instalando
e configurando o Zara Rádio;
Aula 09. Noções
básicas do Zara Rádio;
Aula 10. Noções intermediárias
do Zara Rádio;
Aula 11. Noções
avançadas do Zara Rádio;
Aula 12. Técnica
vocal e noções básicas de locução;
O curso não deverá
ser gratuito, mas a taxa única a ser paga é apenas simbólica.
Se você tem
interesse em participar ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, envie um
e-mail para
Inscreva-se o
quanto antes e garanta já a sua vaga para esta primeira turma, pois a próxima
só será formada em 2014.
Cordialmente,
Fernando, Diniz e
Luidi.
Para não receber mais nossos informativos, favor
enviar e-mail para
2)
VEJA VIDEO DE ENCONTRO COM MIRELA PROSDOCIMO -
SECRETÁRIA ESPECIAL DA SEDPcD DE CURITIBA
E tambem:
3)
Direito
à Educação negado
·
Sou mãe de uma jovem de 18 anos inteligente, curiosa e surda
chamada Verônica. A matriculei no Curso Anglo, Unidade Tamandaré, Humanas
Matutino e informei que ela era surda e precisava de um intérprete de Libras.
Depois de alguns dias me ligaram para avisar que, caso a minha filha quisesse
estudar, deveria fazer o express (que tem uma carga horária menor) no período
vespertino, Unidade João Dias, pois o Anglo tinha um termo de ajustamento de
conduta com Ministério Público Federal que só o obrigava a oferecer intérprete
nessa unidade e nessa modalidade.
Questionei se eles tinham alunos surdos matriculados na João
Dias e a resposta foi negativa. Indaguei se não poderiam colocar o intérprete
na Tamandaré já que havia duas alunas surdas (minha filha e uma amiga) querendo
estudar naquela unidade e novamente ouviu um não. A justificativa dada foi:
"se houver matrícula de um aluno surdo na João Dias, vamos ter
prejuízo" e "só faremos algo se o Ministério Público obrigar"...
Denunciei o curso Anglo ao Ministério Público, mas esse é um
processo lento.
Minha filha tem o direito de estudar. Tem o direito de ter um
intérprete de libras. Mas a má vontade do Curso Anglo não deixa esse direito
ser exercido. Ela não tem o direito de escolher o curso que quer e estudar próximo
de casa? Será que eles esperam que a gente desista e assim se livram do
problema? Não vamos desistir!
Por favor, peço aos meus amigos, conhecidos, defensores de
direitos básicos que escrevam para o Curso Anglo e no título do e-mail
coloquem: Queremos um intérprete de libras na Unidade Tamandaré.
E-mail: secretaria.tam@cursoanglo.com.br
Aos jornalistas, peço que escrevam sobre essa questão. Outros
surdos também precisam ter esse direito garantido.
Por favor, divulguem, compartilhem, façam alarde.
Muito obrigada!
Liliane Petris
4)
Conheça a orquestra de câmara de jovens
cegas, no Cairo, Egito
|
Quem
assiste de longe talvez nem perceba, mas todas as participantes desta orquestra
de câmara do Cairo, no Egito, são completamente cegas. Mesmo sem poder ver o
regente ou ler as partituras, elas conseguiram se tornar um exemplo de
superação.
Shaima,
uma das violinistas da orquestra, conta que todas elas são cegas, mas que
querem provar ao mundo que tem habilidades. Diz que se você se fixar apenas nas
deficiências, não poderá enxergar o que elas são capazes de fazer.
Uma
outra violinista, Basla Saad, mostra a dinâmica diferente desta orquestra.
Primeiramente ela lê a música em braile, até decorar toda a peça, um trabalho
árduo, mas que ela conta ser muito gratificante. Diz que quando toca, se sente
como uma rainha.
Entra
em cena a única pessoa que enxerga por aqui, o maestro. Mas como se comunicar
com músicos que não ver os tradicionais gestos de um regente? Ali Osman,
literalmente batuca o tempo. Quando é necessário tocar mais alto, ele bate mais
forte, e assim passa as instruções aos músicos.
No
entanto, no momento da apresentação, toda a peça deve ser memorizada, e dai
tudo o que ele tem a fazer nos dias de concerto, é realizar a contagem
regressiva e indicar o início.
Assim
é a rotina desta orquestra, que tem se apresentado e inspirado a várias pessoas
de diversos países.

Comentários
Postar um comentário