Os paulistanos testando novo padrão de piso tátil
|
28 de mar (Há 2 dias)
![]() | ![]() ![]() | ||
Olá pessoal.
Fizemos, o Movimento Cidade Para Todos, o teste no dia 25/03 em um canteiro de obras da SPObras, órgão da Prefeitura do Município de São Paulo.
O teste foi feito no canteiro do Corredor de ônibus da Avenida Inajar de Souza.
O material é o seguinte:
Concreto estampado e pigmentado no local da obra, sendo o concreto moldado “in loco” e que antes de sua secagem total é batido um carimbo, executado em metal resistente, para fazer os sulcos ou bolas dos pisos táteis, tanto direcional, como de alerta.
A pigmentação para os baixa visão, também é feita após essa estampagem em cor previamente determinada conforme a NBR-9050.
Esse tipo de piso tátil, irá proporcionar uma execução em grande escala, diminuindo custos e tempo de execução, o que facilitará a implantação e assim, a disseminação da instalação do piso tátil nas calçadas conforme preconiza o Decreto Federal 5296/04, pois possibilita a execução de 400 metros lineares por dia trabalhado.
Esse novo tipo de material foi solicitado pela CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade do Município de São Paulo, a qual eu faço parte, para a Associação Brasileira do Concreto Estampado, exatamente com a finalidade de otimizar a instalação.
Os testes foram feitos, por pessoas com deficiência visual e não por videntes, como geralmente ocorre e a conclusão que chegamos foi a seguinte:
O concreto ao redor da faixa direcional ficou com uma textura muito boa, muito liso o que facilita a identificação pela pessoa com deficiência visual da faixa de piso direcional.
A estampagem foi feita e com a cura, leia-se secagem do concreto, os vincos de alto relevo cederam e ficaram mais baixos que os pisos fabricados em outros materiais, o que dificultou a identificação das ranhuras.
Nesse quesito foi proposto que seja feito novo carimbo/ferramenta, com o rebaixo acima da medida solicitada pela norma, para, que, ao ser batido o carimbo, quando da secagem total do material, consequentemente com sua contração, os frisos fiquem com os 5 milímetros exigidos por norma e que fiquem mais perceptíveis as bengalas.
Nesse ponto a Associação Brasileira de Concreto Estampado irá encomendar novas matrizes para solucionar esse problema.
Com relação a coloração, ele foi executado em um amarelo, permitido por norma, mas que se mostrou pouco contrastante a pessoa com baixa visão, presente aos testes, sendo solicitado que no próximo teste seja feito em preto, vermelho ou azul marinho, uma vez que o concreto é cinza claro e com essas cores certamente o contraste será melhor.
Para finalizar, ficamos esperançosos com esse novo material, que assim que aparadas essas arestas, certamente servirá para difundir e disseminar a instalação do piso tátil.
Um grande abraço.
PAZ, LUZ E AMOR.
Renato Barbato
Comentários
Postar um comentário