TInformando - links para os meus blogs, YouTub e facebook http://tinformando-meus-blogues.blogspot.com/

terça-feira, 17 de junho de 2014

1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência em Uberlândia/MG

Renato Barbato

16 de jun (Há 1 dia)
para Renato
Olá amigos.
Segue abaixo, uma sinopse da minha participação no 1 Encontro Regional da Pessoa com Deficiência, representando o Movimento Cidade Para Todos.
Um grande abraço.
PAZ, LUZ E AMOR.
Renato Barbato


De: Movimento Cidade para Todos [mailto:comment-reply@wordpress.com]
Enviada em: segunda-feira, 16 de junho de 2014 17:53
Para: barbato.renato7@gmail.com
Assunto: [Novo post] 1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência – Uberlândia/MG

: "Realizou-se nos dias 29 e 30 de maio, na cidade mineira de Uberlândia, o 1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência. O evento foi planejado e organizado pela Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana daquele Município.O Movimento "
Responda a este post respondendo acima desta linha


Nova publicação em Movimento Cidade para Todos

Descrição: Imagem removida pelo remetente.

Realizou-se nos dias 29 e 30 de maio, na cidade mineira de Uberlândia, o 1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência. O evento foi planejado e organizado pela Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana daquele Município.
Movimento Cidade Para Todos (MCPT), formado por pessoas com e deficiência de diversas partes do Brasil, que luta pela acessibilidade para todas as pessoas, baseada no desenho universal, foi convidado a participar com um palestrante que pudesse abordar o tema da “Acessibilidade Arquitetônica”.
O arquiteto Renato Barbato, membro do MCPT foi designado para a tarefa devido ao seu conhecimento técnico na área bem como sua experiência pessoal e militância na luta pela acessibilidade arquitetônica.
A equipe da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana de Uberlândia bem como os membros do Movimento Pela Acessibilidade (MPA) recepcionaram o palestrante e assessoraram-no para conhecer os aspectos relevantes sobre a cidade.
A abertura dos trabalhos ocorreu às 16 horas, o que possibilitou o agendamento de entrevistas na TV Integração, afiliada da Rede Globo na região, bem como na Band Triângulo, afiliada da Rede Bandeirantes no Triângulo Mineiro. Embora o tempo das entrevistas fosse bastante curto, foi possível conversar sobre o evento e da necessidade de municipalizar as calçadas.
No segundo dia do evento, aconteceu a palestra de Renato Barbato do Movimento Cidade para Todos. Na oportunidade, Renato encontrou-se com a socióloga Marta Gil, também palestrante convidada para o evento.
Renato abordou diversos tópicos sobre o tema, indicando algumas soluções:
1 – Calçadas sem degraus e rampas para acesso de todo tipo de pessoa, usuário de cadeira de rodas, pessoas com deficiência visual, idosos, mães com carrinho de bebê etc.
2 – A necessidade de, numa reforma de passeio, rever, quando houver mudança do local da faixa de pedestres, o novo posicionamento das rampas de acesso.
3 – A necessidade da instalação de piso tátil direcional no centro da faixa livre, para o caminhar autônomo, seguro e confortável das pessoas com deficiência visual.
4 – A urgência da troca dos semáforos antigos por equipamentos sonoros, sem botoeira, para a travessia segura não só das pessoas com deficiência visual, como também dos idosos.
5 – A necessidade da sinalização tátil nos edifícios públicos e privados, não só em braile, mas também em letra ampliada, para o uso de pessoas com baixa visão, como também da letra em relevo, para utilização de pessoas com deficiência adquirida.
Ao final, foram feitas perguntas sobre novos loteamentos, grupos autônomos de fiscalização de calçadas. Renato, com base em seu conhecimento de arquiteto e de militante pela acessibilidade, respondeu a todos os questionamentos, esclarecendo algumas dúvidas pendentes sobre o tema. Sua palestra agregou valor ao evento como contribuição concreta do Movimento Cidade para Todos.
Em reconhecimento pelo trabalho feito e como surpresa ao palestrante convidado, Renato Barbato foi convidado para uma matéria na TV Vitoriosa, afiliada do SBT na região.
O Movimento Cidade Para Todos agradece à Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana de Uberlândia, na pessoa do Superintendente, Pastor Leandro e à equipe do Movimento pela Acessibilidade (MPA), também de Uberlândia, pelo amável convite e pela viabilização dessa participação efetiva da pessoa com deficiência nos espaços em que o tema da acessibilidade é discutido. O protagonismo das pessoas com deficiência com aqueles que se abrem a uma sociedade inclusiva, sem dúvida, abre caminhos novos e perspectivas reais de que podemos construir uma sociedade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário