TInformando - links para os meus blogs, YouTub e facebook http://tinformando-meus-blogues.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de março de 2017

Pesquisa sobre funcionalidade. É muito importante, participe!

Diniz <mundo@mundocegal.com.br>
22:44 (Há 5 horas)
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
para divulgacoes
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Olá,

Sou Mariana e venho através deste e-mail divulgar a pesquisa que estou realizando, em parceria com a Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), sobre funcionalidade da pessoa com deficiência visual.
O projeto intitula-se “Perfil Funcional de Pessoas com Deficiência Visual: Um estudo a partir da WHODAS 2.0” e faz parte da minha pesquisa de mestrado em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação do Prof. Dr. Adriano Henrique Nuernberg. O projeto também encontra-se cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, e conta com a participação de dois bolsistas de iniciação científica.
O objetivo da pesquisa é conhecer melhor a funcionalidade das pessoas com deficiência visual, ou seja, compreender o modo como a pessoa utiliza seus recursos pessoais e enfrenta as barreiras. Para isso, a pesquisa conta com um questionário online que contém perguntas relativas a dados sociodemográficos e de saúde, além da Escala de Avaliação de Incapacidades da Organização Mundial da Saúde (WHODAS, conforme sigla em inglês), a qual se baseia na CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
Esta escala permite que, através de algumas poucas perguntas, seja possível coletar dados para compreender melhor a experiência de funcionalidade das pessoas.
A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da referida universidade e conta com um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que resguarda o sigilo e a participação voluntária. O Termo de Consentimento está disponível para ser baixado no link do questionário.
Para participar, basta ser maior de 18 anos e ser pessoa com deficiência visual (baixa visão ou cega).  A pesquisa pode ser respondida de forma online através do link: https://goo.gl/forms/BvtAV4XjvRBSFd903
Pode também ser realizada via telefone ou presencial na ACIC. Nestes casos é necessário agendamento. Caso seja do seu interesse responder por telefone ou presencialmente, solicito que envie um e-mail para  marianalivramento@gmail.com  informando data, horário e telefone de contato para agendarmos a entrevista. Caso se sinta confortável para responder online, basta entrar no link e seguir as instruções. O questionário foi desenvolvido no Google Formulários e é possível respondê-lo utilizando leitores de tela e recursos de lupa do computador.
Gostaríamos de contar com sua colaboração, pois os dados coletados, que serão posteriormente divulgados para todos os participantes e também na ACIC, poderão auxiliar na elaboração de políticas públicas mais condizentes com a realidade das experiências de funcionalidade das pessoas com deficiência visual.
Você pode também divulgar a pesquisa para outras pessoas que você conheça que também sejam pessoas com deficiência visual. Sua participação é muito importante.

Contamos com sua colaboração e nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimento!


Abraço,

Mariana Livramento.
Psicóloga CRP 12|10781
Mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina




Nenhum comentário:

Postar um comentário