TInformando - links para os meus blogs, YouTub e facebook http://tinformando-meus-blogues.blogspot.com/

terça-feira, 10 de abril de 2018

Tactography™ no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro





Publicado em 5 de fev de 2018
De Fotografia à Tactography™ no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, R. Visc. de Itaboraí, 20 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-060, Brazil

Exposição: 25.01. até 12.03.2018

Em fevereiro de 2014, Gabriel Bonfim realizou uma série de retratos do renomado tenor Andrea Bocelli e de sua família, em Istambul. Por causa da deficiência visual de Andrea Bocelli, Gabriel não pode mostrar a ele os retratos. Por isso, Gabriel Bonfim e seu parceiro, Thomas Kurer, buscaram uma maneira de tornar as fotografias “visíveis” para os deficientes visuais.

Foi assim que, depois de muito estudo em conjunto com escolas para deficientes visuais na Suíça e utilizando o método de impressão chamado estereolitografia, surgiu a “Tactography™”. Após esculpir a Tactography™ a partir da fotografia original e do escaneamento 3D em software de desenho assistido por computador, em várias etapas, o arquivo STL é enviado a uma impressora STL (stereo-lithography). A estereolitografia é um processo de fabricação aditiva, que funciona focando um laser ultravioleta (UV) em uma cuba de resina de fotopolímero. Com ajuda do software de desenho assistido por computador, o laser UV é usado para formar o desenho da Tactography™ na superfície da cuba de fotopolímero. Como fotopolímeros são fotossensíveis sob luz ultravioleta, a resina é solidificada e forma uma camada única da Tactography™ desejada. Esse processo é repetido para cada camada do desenho até completar a Tactography™.
Após a impressão, a Tactography™ recebe um spray branco, assegurando que ela também possa ser apreciada como arte por uma pessoa sem deficiência visual que a veja de longe. Em luz difusa, os observadores ficarão intrigados, sem saber se estão vendo uma imagem com sombras pintadas ou um relevo tridimensional.

Assim, graças à Tactography™, a fotografia transforma-se em imagem para os deficientes

visuais, e ao pintá-la de branco, transforma-se em arte para os não deficientes.


Siga o Instagram:
https://www.instagram.com/gabrielbonf...

www.gabrielbonfim.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário