TInformando - links para os meus blogs, YouTub e facebook http://tinformando-meus-blogues.blogspot.com/

domingo, 27 de junho de 2010

Sentido Háptico e a Pesquisa e Desenvolvimento de soluções

O Sistema háptico vai além do tato e é um dos mais complexos meios de comunicação entre o mundo interno e externo do homem. O sistema háptico está relacionado com a percepção de textura, movimento e forças através da coordenação de esforços dos receptores do tato, visão, audição e propriocepção.
A função háptica depende da exploração ativa do ambiente, seja este estável ou em movimento. Mauerberg-Decastro (2004) e outros estudiosos de orientação e mobilidade, afirmam que o sistema háptico possui alguns subsistemas, como:
• sistema cinestésico - proporciona a consciência da postura corporal através de informação vinda de receptores dos músculos, da pele e das articulações.
• sistema cutâneo - proporciona noções extracorpóreas capturadas na superfície da pele.
• sistema proprioceptivo háptico - dá fluência às ações coordenadas através das sinergias musculoarticulares.
• sistema visual háptico - atua num nível de alta ordem que guia os movimentos a alvos visualizados. Ele detecta profundidade por causa da disparidade binocular, movimento de paralaxe, gradiente de textura e sombras.
• sistema auditivo háptico - fornece informações auditivas de vital importância sob restrição da visão.
Um conceito similar ao sistema cinestésico é o sistema somatosensório. Winter (apud Mauerberg-Decastro, 2004) inclui o sistema somatosensório como responsável pela detecção da velocidade e da posição do corpo e suas partes, os quais estão sob influência da ação da gravidade ou do contato com objetos externos.

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:tqfg1rQcANgJ:www.labtate.ufsc.br/ct_mapas_tateis_sistema_haptico.html+h%C3%A1ptico&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Nenhum comentário:

Postar um comentário